top of page
  • Foto do escritorFernando Augusto Mendonça

Holografia ditando o futuro da comunicação: como é possível?


Display Holográfico Interativo
Desvende o futuro da comunicação com a holografia: uma revolução visual e interativa!

O que é Projeção Holográfica? A projeção holográfica é uma técnica que consiste em usar uma tela especial para projetar luz sobre figuras bidimensionais. Como resultado, essa projeção tem uma imagem tridimensional.


Talvez, explicando assim, o processo pareça bem simples. Mas o efeito que ele causa é para lá de impressionante, pois imagens parecem estar flutuar no espaço. Quando alguém observa uma imagem holográfica através de uma placa de vidro, é possível ver a imagem de diferentes ângulos e ter a sensação de que o objeto está lá de verdade. Esse fenômeno ocorre devido a uma ilusão de ótica, em que as ondas de luz geradas são idênticas às que estão presentes no objeto real.


É por esse motivo que muitas pessoas dizem que a holografia é uma técnica que permite a transportação de um objeto (e até de alguém) para um determinado espaço.

Para isso, ela utiliza um sistema a laser que analisa os vídeos recebidos de câmeras que filmam vários ângulos de uma pessoa, e “monta” a imagem 3D. Tudo acontece em tempo real, e o objeto holográfico não precisa de óculos especiais para ser visto.


O resultado lembra muito o que acontece em filmes como “Guerra nas Estrelas”. Só que ainda mais real, à medida que o tempo passa. Hoje em dia essa tecnologia é aliada a sensores para detecção de movimentos, posição e fala, por exemplo, o que só melhora a experiência do usuário, que pode dialogar com os hologramas, fazendo gestos, ativando comandos e mais.


Essa interatividade veio para revolucionar a maneira como a história é contada. Em museus, as chamadas “experiências interativas” surpreendem seus visitantes, que agora podem conversar com pessoas que já não estão mais vivas, mas continuam ali para contar um pedaço da história. Além da história, a holografia também conquistou seu espaço e aplicações em diferentes áreas da ciência como a biologia, medicina, comunicação, arquitetura, segurança, e muitas outras.


A maneira de se fazer ciência passou por uma evolução surpreendente nos últimos anos.


Como a holografia tem sido utilizada na comunicação e publicidade?

Com o material certo e a luz bem ajustada, não dá para perceber a tela: só as imagens ficam evidentes. Isso permite ao usuário ter uma interação quase real com o objeto. Especialmente por se tratar de uma projeção 3D.


Se você se pergunta qual é o limite da holografia no mundo da publicidade e do marketing, a resposta é: nenhum. Cada vez mais, essa tecnologia tem sido utilizada na publicidade digital para criar campanhas mais impactantes e memoráveis.


Isso é muito visto em eventos, lojas, shoppings e até mesmo em pontos de ônibus.

De permitir ao usuário “entrar” no veículo e ver todos os detalhes do interior em 3D a fazer um sair da tela e ser colocado na mesa à sua frente, as possibilidades de experiências interativas e imersivas são infinitas.



Você deve se lembrar, por exemplo, de quando a Audi criou um anúncio em que um carro em 3D “dirigia” pelas ruas de uma cidade e interagia com os pedestres. Talvez você também lembre da vez em que a Pepsi inovou na publicidade e fez a lata de refrigerante parecer sair da tela e ser colocada na mesa à frente do espectador. Isso criou uma experiência única e memorável para o público.


Além dessas grandes marcas, com a ajuda da Pixel SAV, a LATAM também mergulhou no universo holográfico no lançamento do Boeing 777-30 e o usou a seu favor. E, assim como a Audi e a Pepsi, teve sucesso na criação de uma experiência imersiva envolvente e atrativa para os públicos.


Com diferentes equipes de profissionais capacitados, envolvidas desde a edição até a construção dos cenários, conseguimos criar objetos bi e tridimensionais, resultando em efeitos visuais de impacto surpreendente. Entregamos ao público a emocionante experiência de acompanhar voos, como se estivessem do lado de fora da aeronave. Devido à interatividade que a projeção proporciona, ela pode ser uma ótima ferramenta e estratégia de engajamento, do ponto de vista do marketing.


No geral, o poder da holografia é muito positivo para a imagem de uma marca. Ela é perfeita para despertar a atenção do público, tendo todo potencial para criar experiências únicas, que serão recordadas para sempre. Mesmo sendo uma novidade para o segmento, é fácil dizer que se trata de uma tendência que promete revolucionar a publicidade digital nos próximos anos.


Shows e eventos com projeções holográficas

A comunicação em shows e eventos também tem passado por transformações. Nesses universos, o uso da holografia não é novidade e sua presença tem se tornado cada vez mais requisitada.


Você deve se recordar de apresentações icônicas de figuras já falecidas. Embora Michael Jackson tenha falecido em 2009, milhares de fãs puderam prestigiar sua performance no Billboard em 2014, através de hologramas.


Da mesma forma, admiradores da música de Cazuza, que faleceu em 1990, tiveram a oportunidade de participar de um show em sua homenagem em 2013.


Atualmente, existem eventos que são realizados exclusivamente por meio de hologramas. É o caso do ERP Summit 2023, o maior evento de gestão e software da América Latina. Promovido pela HOLOBOX, ele aconteceu na Expo Center Norte e suas palestras ocorreram através exclusivamente de hologramas.


Isso tudo prova que os hologramas estão mais presentes em espaço e tempo do que se costuma pensar, levando as pessoas a terem experiências únicas. Todos esses são apenas alguns indicativos de que a holografia representa a comunicação do futuro. E, se você tem o objetivo de encantar as pessoas em um evento desde o primeiro instante, uma jogada de mestre será incluir a tecnologia holográfica.


Mas atenção: isso não significa que a tecnologia holográfica será a solução para todos os problemas digitais. Cabe a você usar essa ferramenta de forma estratégica e criativa, para que realmente traga resultados positivos para todas as partes.


Evolução constante: hologramas que podem ser tocados e sentidos

As maravilhas da tecnologia holográfica não param por aí! Uma característica mais recente delan também tem chamado a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. Aliada a outras tecnologias, a holografia vai além da projeção de luz e pode até mesmo ser tocada e sentida.


Em 2015, a Intel apresentou na CES um protótipo de tela que projeta imagens sensíveis ao toque, algo que já havia sido pensado por empresas menores. Utilizando a tecnologia RealSense – sensor de objetos capaz de aumentar a inteligência a diferentes objetos – as imagens se tornam interativas e também é bom saber que, apesar de tanta inovação, ainda há muito chão pela frente. A holografia está apenas começando a ser introduzida em nossas realidades e a forma como impacta a vida das pessoas continua engatinhando.


Este recurso ainda vai surpreender muito e superar expectativas dos usuários, que terão experiências cada vez mais imersivas e interativas.


Conclusão

Na era em constante mudança da tecnologia, a holografia está se destacando como algo incrível na comunicação e na publicidade. Este é só o começo, e a holografia está moldando o futuro, tornando o impossível possível.


Se você quiser continuar acompanhando essa emocionante jornada, junte-se a nós na Pixel SAV, onde desvendamos o mundo da tecnologia e criamos experiências incríveis. Não perca a chance de fazer parte disso. Continue acompanhando nossos conteúdos e siga nossos perfis nas redes sociais agora mesmo!


Comments


bottom of page