Realidade aumentada e realidade virtual no setor automotivo
A realidade aumentada e virtual já são ferramentas bastante conhecidas no mundo do entretenimento. Se você é fã da indústria de videogames, provavelmente já ouviu falar sobre os óculos de realidade virtual, da Playstation. Ou sobre o jogo “Pokémon Go”, que faz o uso da realidade aumentada. Entretanto, essas tecnologias não se limitam ao âmbito do lazer. No setor automotivo elas estão transformando a maneira como consumidores interagem com os automóveis, e consequentemente proporcionando mais sucesso nas vendas. As experiências imersivas aumentam o envolvimento dos clientes, melhorando a compreensão sobre os veículos e ajudando as empresas a se destacarem no mercado.
Preparado para conhecer mais sobre a realidade aumentada; realidade virtual, e como elas impactam positivamente o setor automotivo? Então este artigo está recheado de informações para você!
O que é realidade estendida
O conceito de realidade estendida é um termo que engloba diversas tecnologias imersivas, como: Realidade Virtual (RV); Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM). Presente em diversas áreas do cotidiano e da indústria, esses recursos são utilizados desde para entretenimento, como em videogames, até treinamentos profissionais. Confira mais sobre cada uma dessas tecnologias imersivas nos tópicos abaixo.
Realidade aumentada e realidade virtual
Apesar da similaridade no nome, a realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) são tecnologias distintas. Entretanto, é comum a confusão entre os dois termos. Em algumas situações as ferramentas até podem ser utilizadas de maneira em conjunto. Para não deixar dúvidas, separamos as características de cada uma delas.
O que é realidade aumentada
A realidade aumentada parte da implementação de elementos virtuais com o ambiente real em que o usuário está envolvido. Essa tecnologia age através do uso de câmeras e sensores de movimento por meio de uma tela. Por isso, para o uso da RA, é necessário a presença de dispositivos como smartphones e computadores. Um dos exemplos mais conhecidos e práticos para demonstrar o uso da realidade aumentada é no jogo Pokémon Go. O aplicativo utiliza o GPS e a câmera dos smartphones e desse modo os jogadores conseguem visualizar cada um dos Pokémons nas palmas de suas mãos. O destaque está no fato de que o jogo consegue simular e trazer os “bichinhos” para o mesmo ambiente que o usuário. Ou seja, se você estiver dentro de casa, e o sistema de localização detectar um pokémon “em sua residência”, será possível visualizar a criatura em sua própria sala de estar, por exemplo.
O que é realidade virtual
Com um passado mais antigo que a RA, essa tecnologia teve seus princípios por volta de 1970. O objetivo é a imersão do usuário em um ambiente diferente do real. As imagens e sons ao seu redor são substituídos por um conteúdo 100% virtual. Isso é feito com o uso de dispositivos que possuem a capacidade de provocar sensações e a experiência de viver ou estar em outro local a partir da visualização de um ambiente em 3D, ou com imagens em 360º. Para essa experiência são utilizados óculos especiais como o Playstation VR, entre outros.Realidade Aumentada e Realidade Virtual no setor automotivo Uso da realidade virtual durante uma partida de videogame.
O que é realidade mista
A RM é, a princípio, uma “mistura” entre realidade virtual e realidade aumentada. Nessa tecnologia, objetos virtuais interagem com objetos reais em um espaços físicos. Ou seja, a realidade mista combina aspectos digitais no mundo real.
Essa tecnologia conecta o usuário a um computador ou console a partir de um software, capaz de clonar ou mover objetos virtuais, criando diferentes imersões. A RM abre portas para uma infinidade de ferramentas, tanto para o lazer quanto profissional.
O que é realidade virtual e realidade aumentada
Enquanto a realidade virtual necessita de óculos, capacetes e outros acessórios; a realidade aumentada precisa apenas de um dispositivo simples como um smartphone.
De todos os modos, a principal diferença entre as duas está no seu objetivo. A VR constrói sua própria realidade, 100% digital e independente. A RA, segue o lado oposto, adicionando objetos virtuais no mundo real.
Realidade aumentada e realidade virtual no setor automotivo
Apesar de sua predominância no mundo do entretenimento, a realidade virtual e aumentada estão presentes no setor automotivo. As “novas” tecnologias permitem avanços significativos no processo produtivo das montadoras e a integração de novas experiências aos compradores.
A indústria está constantemente focada na busca por ferramentas para reduzir os ciclos de produção e a projeção de veículos com novas tecnologias. E, tanto a RA quanto a RV fazem parte desses instrumentos. Por possuir modelos de fabricação mistos, a tecnologia chegou para aumentar a flexibilização do trabalho, produtividade e transformar a cultura das empresas automotivas.
Memorial da Segurança no transporte
O Memorial é um espaço único no Brasil que reúne história e tecnologia para oferecer aos visitantes experiências que mudam o comportamento no trânsito. Suas principais atrações são: simulador de capotamento; simulador de “crash-test”; bafômetro e ônibus biarticulado suspenso.
O crash test virtual, por exemplo, permite que o público, por meio de um óculos de realidade virtual, tenha a experiência imersiva de entrar em um veículo e ir de encontro a uma “parede”. Dando a sensação de sofrer uma batida.
Realidade Virtual
Experiência de “crash test virtual” disponibilizada pela Pixel no Memorial da Segurança no Transporte.
Impacto da realidade aumentada e virtual no setor automotivo
Veja as formas com que essas tecnologias estão revolucionando a indústria de automóveis.
Design e prototipagem: com o auxílio da realidade virtual, engenheiros e designers possuem a viabilidade de testarem e visualizarem seus projetos em um ambiente 3D imersivo antes que os veículos avancem para a fase de produção física.
Capacitação de colaboradores: profissionais de diferentes setores podem ser treinados em ambientes virtuais realistas, sem a necessidade da utilização de carros reais. Otimização de processos industriais: simular e otimizar as etapas de produção nas fábricas de automóveis. Identificando gargalos, melhorando a eficiência e agregando a segurança dos colaboradores. Diagnóstico e manutenção: a realidade virtual é utilizada para fazer a análise de dados relacionados ao estado do veículo. Oferecendo suporte tanto para a empresa quanto para o futuro proprietário.
Dados sobre desempenho e estados dos componentes do veículo: sensores e sistemas embarcados fornecem informações para a empresa realizar avaliações de desempenho e averiguar possíveis problemas e melhorias no automóvel.
A modernização do processo de compras
No processo de compras e vendas, a utilização da realidade aumentada e virtual também apresenta uma série de benefícios para as empresas que apostam nessa modernização.
Melhoria da jornada de compra: o processo de adquirir um automóvel se torna mais rico e imersivo. Com a possibilidade do cliente fazer um test drive online, por exemplo. Oferecendo uma visão completa e realista do carro.
Cross-Device: um veículo é um produto de ticket alto, fazendo com que a jornada de compra seja complexa e longa. Os consumidores utilizam smartphones e aparelhos eletrônicos para fazerem a pesquisa durante todo o processo.
A realidade virtual pode ser integrada aos dispositivos e consequentemente melhorar essa jornada de compra. Oferecendo informações detalhadas e envolventes durante a jornada.
Qual é o carro mais tecnológico do Brasil?
Um veículo que possui uma grade dianteira capaz de consertar detalhes e riscos, sozinho, apenas com a temperatura ambiente. Esse é o BMW IX, considerado o carro mais tecnológico do Brasil em 2022. Além da capacidade de “auto conserto” o IX não ocupa o cargo de automóvel mais tecnológico à toa. Ele possui:
Teto de vidro capaz de ser ofuscado ao toque de um botão;
GPS com realidade aumentada;
Inteligência artificial;
Piloto automático adaptativo;
Sensores de estacionamento;
Assistente pessoal inteligente.
Entre diversas outras tecnologias que o tornam único. Para divulgar o automóvel, a BMW criou um test drive sensorial e imersivo com o auxílio da Alexa. *Recomendo que utilize fones de ouvido para uma melhor experiência. O veículo possui duas versões, BMW IX xDrive50 Sport e IX xDrive40. Com um investimento a partir de R$699.950. Você pode conferir todas as informações e detalhes sobre essa BMW clicando aqui.
Compra e venda de carros com o auxílio da tecnologia
Se você chegou até aqui, já percebeu o quanto às inovações tecnológicas como realidade virtual, realidade aumentada, inteligências artificiais e experiências imersivas estão cada vez mais presentes no processo de compra, venda e montagem de automóveis. Entretanto, é importante equilibrar toda essa tecnologia aliado a um bom processo de atendimento ao cliente. Garantindo assim, que as experiências virtuais atuem como um complemento e não a exclusão da interação humana.
Realidade virtual e realidade aumentada aplicações
Eventos culturais como: museus, estádios, teatros e comemorações são os principais ambientes em que a realidade virtual, aumentada e experiências imersivas se destacam. Recentemente, ocorreu o lançamento da MSG Sphere, uma esfera que ganhou o posto de maior estrutura esférica do mundo com 111 metros de altura e 157 metros de largura. Essa construção abriga um teatro com capacidade para até 20 mil pessoas. Transmitindo imagens realistas em alta definição, experiências imersivas como brisas, mudanças de temperatura e aromas envolventes.
Museu planeta água curitiba
O Museu Planeta Água é um espaço interativo dedicado ao conhecimento e preservação da água. Tendo como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância de um bom gerenciamento dos recursos hídricos. A Pixel SAV atuou diretamente na construção da experiência imersiva desse museu, que conta com tecnologias como: projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons. Uma das atrações do museu é uma balança interativa capaz de mostrar quantos litros de água compõem o seu corpo. Uma maneira interativa de mostrar como a água é essencial para sua vida.
Essa experiência é disponibilizada graças ao trabalho da Pixel SAV! Somos especialistas em marketing de experiência. Com soluções audiovisuais de impacto para valorizar grandes empresas e eventos. Se você deseja levar seu negócio ou evento para o próximo nível com experiências como realidade aumentada, realidade virtual, salas imersivas, projeções mapeadas e muito mais!
A Pixel está de portas abertas para ouvir suas ideias e juntos colocarmos seus planos em realidade! Entre em contato através do telefone: (41) 3079-3742 E-mail: contato@pixelsav.com.br
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