Como foi feita a abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro?

PixelSav Artigos Comments

A sexta-feira, 5 de agosto de 2016, foi um dia para entrar na história. A abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro levou cerca de três horas e meia, e encantou o mundo todo, conquistando muitos elogios das principais publicações internacionais. Mas, você sabia que pode levar um pouco da magia dessa festa para seu evento, convenção ou empresa? Duvida? A gente vai explicar alguns segredos do evento para você se inspirar!

Prédios que se levantam do chão

Um dos momentos mais comentados da abertura foi o ato soCpIe-3KVMAA_t4Ebre a formação das metrópoles, em que prédios coloridos se erguiam do chão do Maracanã. Acrobatas pulavam de edifício em edifício, em um show de cambalhotas e saltos.

Na verdade, não havia nenhuma estrutura física levantando do chão do estádio. Os prédios eram fruto de um fantástico trabalho de motion design e projeção mapeada, duas especialidades da Pixel. Os voluntários que saltavam de um prédio para outro estavam, na verdade, apenas pulando no chão. Já imaginou que interessante fazer algo parecido em um evento sobre arquitetura ou engenharia, por exemplo?

Areias de Copacabana e o mar invadindo o Maracanã

As imagens aéreas mais impressionantes foram as que mostravam as alterações no solo do Maracanã. A Floresta Amazônica, o mar, e as areias de Copacabana foram algumas das projeções que mais encantaram o público.

Esses recursos têm nome e sobrenome: piso interativo e video mapping. Ambos são muito utilizados em festas particulares e convenções empresariais temáticas no mundo todo.

Reprodução da flora brasileira em elásticos

Quem disse que com recursos limitados é impossível fazer um trabalho incrível? Contando com cerca de 10% do orçamento da abertura das Olimpíadas de Londres, realizadas em 2012, o diretor Fernando Meirelles (Cidade de Deus; Ensaio Sobre a Cegueira) precisou inovar para contar a história do país durante o show audiovisual.

Os atores que representavam a comunidade indígena brasileira que viviam por aqui antes da chegada dos portugueses caminharam por diversas matas, recriadas de um jeito muito simples e criativo: enormes elásticos transparentes foram pendurados no estádio, e o toque final, de textura e cor, foi dado por mais um super trabalho de projeção em superfície. Legal, né?

Que tal se inspirar na abertura das Olimpíadas 2016 e inovar em seu evento? Entra em contato com a gente!